O que é o Nim?

O que é o Nim?
O Nim é uma arvore multiuso da família Meliaceae (Azadirachta indica), a mesma da Santa Bárbara ou Cinamomo, Cedro e Mogno. Originaria da índia, pesquisada, cultivada e com crescente utilização nos EUA, Austrália, paises da África e América Central.
Quais as utilidades do Nim?
É utilizada há mais de 200 anos na Índia para controle de insetos pragas (mosca branca, minadoura, brasileirinho, carrapato, lagartas e pragas de grãos armazenados), nematóides, alguns fungos, bactérias, na medicina humana e animal, na fabricação de cosméticos, reflorestamento, como madeira de lei, assim como no paisagismo.
Quais as partes da arvore são utilizadas?
Pode – se utilizar as folhas, frutos, sementes moídas, óleo e torta das sementes , casca da árvore e madeira
Quantos insetos/pragas os produtos de Nim controla?
O número de espécies de insetos pragas de cultivo e criações sensíveis ao Nim estudadas até 1995 ( Schmuterer) : 413 em todo o mundo e destas, existem no Brasil 105 espécies. Alem de insetos, o Nim controla várias espécies de mematóídes e parasitas animais, tanto os externos como os vermes internos, algumas espécies de fungos e bactérias.
Como é o modo de ação dos produtos do Nim?
Os extratos de Nim possuem atividade:
1) antialimentícia para o inseto ou repelência ;
2) interrompe o crescimento do inseto por provocar distúrbio na ecdise ( troca de pele dos insetos) ;
3) provoca distúrbio fatais nos insetos adultos, caso as fases jovens se alimentem de plantas tratadas com NIM:
4) diminui postura e mata os ovos dos insetos;
5) nemática, reduz população de nematóides fitófagos;
6) fungicida (p.ex. controle da ferrugem do feijoeiro, 95% controle com extrato das folhas), inibe produção de aflotoxinas ;
7) bactericida – inibe crescimento de algumas espécies de bactérias.
Ou seja , os produtos de Nim não provocam a morte imediata do inseto , mas a interrupção do crescimento e conseqüente diminuição da população da praga, se enquadrando perfeitamente no conceito de C

Nenhum comentário:

Postar um comentário